Sabemos que um acidente nunca tem origem em apenas uma causa, mas em uma cadeia de eventos, que vão se acumulando, até que uma última falha propicie a ocorrência do acidente. Essa cadeia de eventos é constituída basicamente de dois grandes grupos de causas, tradicionalmente definidas como: falhas humanas e condições inseguras.

Condições inseguras:  são assim consideradas as não conformidades, que presentes no ambiente de trabalho comprometem a segurança dos trabalhadores e das instalações e equipamentos.

Constituem-se basicamente em:

Fatores Ambientais: Agentes químicos, físicos, biológicos, equipamentos, ferramentas, instalações, layout – espaço.

Fatores Organizacionais: Organização do trabalho, métodos e processos, procedimentos.

Por exemplo, a corrente elétrica é um risco inerente aos trabalhos que envolvem instalações elétricas, a eletricidade, no entanto, não pode ser considerada uma condição insegura. A energia elétrica, quando devidamente isolada das pessoas, passa a ser um risco controlado. Por outro lado, instalações mal feitas ou improvisadas, fios expostos, são consideradas condições inseguras. Outros exemplos: falta de dispositivos de proteção ou inadequados, iluminação inadequada, ventilação inadequada, excesso de ruído etc.

Quanto as falhas humanas relacionadas aos acidentes de trabalho, referem-se à ação ou omissão das pessoas ao se expor, de forma consciente ou não, ao risco de sofrer acidentes.

São exemplos de falhas humanas relacionadas ao acidente do trabalho, executar tarefas para qual não está qualificado, dirigir perigosamente, não usar EPI etc.

É possível identificar seis fatores associados a erros humanos como causa de acidentes.

Falta de Capacidade: Falta de qualificação para a execução da tarefa, por exemplo motorista comum que ao tentar operar uma empilhadeira sofre ou causa um acidente.

Falta de Aptidão Física ou Mental: Está associada a duas circunstâncias: ou o indivíduo não preenche o perfil mínimo para ocupar uma função ou fatos circunstanciais alteram momentaneamente essa aptidão. Condições como uma noite mal dormida, problemas pessoais, situações de estresse, uso de drogas, podem afetar o desempenho do trabalhador.

Falha devido a Condições Ergonômicas Inadequadas: Estão associadas ao ambiente, a máquinas, equipamentos não protegidos ou inapropriados, que propiciam a ocorrência da falha humana.

Falha na Informação: Nessas circunstâncias, o acidente acontece porque quem executava a tarefa não dispunha de alguma informação ou fato que alguém conhecia e ele não. Decorre de deficiência no sistema de comunicação.

Falha por Deslize: a pessoa tem a informação necessária, tem qualificação e capacitação adequadas, tem aptidão e motivação, e mesmo assim em determinado momento esquece de cumprir determinado passo ou etapa.

Falha devido a Motivação Incorreta:  Decorrem do excesso de confiança, comum nas pessoas mais experientes que ignoram alguns passos e precaução na execução da tarefa, tomando atalhos. Por exemplo o eletricista que retira os EPIs após finalizada a tarefa, ainda estando dentro da área de risco.

Decio Wertzner – junho 2023

 

Leave a Comment